Terminal Rodoviário Interestadual de Brasília

Brasília

  • Cliente/ Consorcio Nova Rodoviária
  • Área do terreno/ 90.225,91m²
  • Área de construção/ 19.868,55m²
  • Ano/ 2010
  • Arquitetura/ Luis Antonio Reis, Maria Eduarda Almeida, Allan Arnaldo de Araújo, Luiz Otavio Alves Rodrigues
  • Equipe de engenharia/ Fundações e Estrutura de concreto Quattor Engenharia s/c ltda.
  • Estrutura metálica/ Ferenge Estruturas Metálicas Ltda
  • Instalações/ ***
  • Ar Condicionado/ Engenharia de Sistemas Térmicos Ltda
  • Drenagem/ Arkis Infraestrutura Urbana ltda.
  • Construção/ Consórcio Novo Terminal JC Gontijo ARTEC
  • Montagem da cobertura/ ISOESTE Indústria e Comércio de Isolantes Térmicos ltda.
  • Comunicação Visual/ Barreto Arquitetura

Uma grande “tenda”, uma cobertura solta sobre o espaço democrático, popular, ativo e funcional: o projeto da Rodoviária nasceu da intenção em se pontuar um local com uma forma geométrica marcante e expressiva.
Assim sendo, a escolha pela forma paraboloide hiperbólica representou, além da escolha formal, uma escolha pela praticidade na execução.

Detalhada exclusivamente com sequencias de retas para facilitar seu planejamento, o formato quadrado de dupla curvatura diagonal proporciona ainda uma diversidade de pés direitos em suas áreas internas – a altura máxima é de 13 metros.
O terminal, planejado para receber em média 3,5 mil passageiros/dia e picos de 10 mil usuários/dia é dividido em 4 setores: embarque/desembarque, áreas técnicas e de infraestrutura predial (semienterrada) e terminal de cargas (acesso independente)